Ensino Fundamental 2: tudo o que você precisa saber

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Atualizado em 21/01/2025

O Ensino Fundamental 2 é um período de transição e amadurecimento, com a passagem da infância para a adolescência. Essa etapa enriquecedora desempenha um papel vital na formação integral dos alunos. 

Além de preparar os estudantes para o Ensino Médio, fortalecendo habilidades acadêmicas, ele também contribui para a vida, desenvolvendo aspectos socioemocionais dos alunos.

Para ter o ensino fundamental completo é preciso passar pelo ciclo 2 dessa etapa. Além de ser obrigatório no Brasil, ele é essencial para garantir um futuro promissor. Por isso, escolher uma boa escola é indispensável!

Como família, acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos é um fator decisivo para o sucesso dessa trajetória. Por isso, nós do Melhor Escola produzimos este material para te ajudar a se manter atualizado sobre o Ensino Fundamental 2!

Nesta edição, contamos também com a participação especial da Coordenadora Pedagógica EFAF do Poliedro Colégio, Girlayne Christine Domingues Costa Faria.

Ela é Bacharela Licenciada em Letras pela UniCeub (Brasília-DF) e Pós- graduada em neurociência e aprendizagem na educação. Girlayne Christine tem 27 anos de experiência em sala de aula, passando por colégios em Brasília, Florianópolis e São José dos Campos. Entrou no Poliedro em 2013, como professora de Língua Portuguesa do 9º ano e, agora, faz parte da Coordenação Pedagógica.


Neste artigo você irá encontrar:

  • Qual é o Ensino Fundamental 2?;

  • Características do Ensino Fundamental 2;

  • Qual é a série do Ensino Fundamental 2?;

  • Diferenças entre Fundamental 1 e 2.




Qual é o Ensino Fundamental 2?

O Ensino Fundamental 2, também conhecido como Anos Finais, é a segunda etapa do ciclo obrigatório da educação básica no Brasil, que conta com o ensino fundamental completo

Ele compreende do 6º ao 9º ano e, em maioria, atende alunos com idades entre 11 e 14 anos, dependendo da progressão escolar.

É uma fase marcada por mudanças importantes na organização da rotina da escola de ensino fundamental e no conteúdo pedagógico, com a transição entre o aprendizado introdutório do Ensino Fundamental 1 e a preparação para o Ensino Médio.

Para Girlayne Christine, como coordenadora pedagógica:

“O Ensino Fundamental Anos Finais tem como objetivo aprofundar e consolidar conhecimentos adquiridos na etapa anterior, preparando os alunos para a autonomia intelectual e do pensamento crítico, ampliação de repertório cultural e científico, desenvolvimento das competências socioemocionais e compreender a importância do aprender a estudar”.

Características do Ensino Fundamental 2

Os anos finais do ensino fundamental representam um momento único na vida dos alunos. É uma fase que exige bastante dedicação, pois contempla o pilar de várias disciplinas e demandas acadêmicas futuras.

“Na escola, vivenciamos experiências que geram a possibilidade de construção de repertório socioemocional. É um espaço de construção de vínculo, de descobertas e de diversidade de pensamento”, pontua a coordenadora pedagógica.

Essa é a etapa em que os adolescentes se deparam, pela primeira vez, com diferentes matérias e professores. A brincadeira já não faz mais parte da rotina e o lápis de cor dá lugar para as canetas esferográficas. 

Diferente do Fundamental 1, os desenhos agora dão espaço para as redações, enquanto responsabilidade e independência passam a ser características indispensáveis para a gestão pessoal dos horários, tarefas, diferentes cadernos e vida escolar como um todo. 

Para ter um ensino fundamental completo, nos anos finais algumas das características principais dos alunos são:

  • Idade: entre 11 e 14 anos;

  • Aulas: cada disciplina é ministrada por um professor com formação específica em uma área;

  • Disciplinas: acontece a introdução de novos conteúdos com maior aprofundamento do que foi aprendido até então no ensino básico;

  • Autonomia do aluno: maior incentivo à responsabilidade, organização e pensamento crítico, dando espaço para o autoconhecimento.

Além do ambiente escolar, a vida dos alunos fora da sala de aula também tem grandes mudanças. O que é desenvolvido na escola de ensino fundamental passa a refletir nas relações em família.

Principalmente com a mudança de turno, que acontece na maioria dos colégios, o horário de levantar, o tempo gasto para se arrumar e a responsabilidade de organizar a própria mochila, por exemplo, tornam-se preocupações dos filhos.

Apesar das famílias nunca deixarem de apoiar e ajudar nessa adaptação, a partir do ensino fundamental 2, aos poucos, o que era atribuído aos pais passa a ser de responsabilidade dos adolescentes.

Objetivo principal

O principal objetivo do Ensino Fundamental 2 é consolidar os conhecimentos básicos adquiridos anteriormente e ampliar as habilidades dos alunos em áreas mais especializadas.

Esse processo prepara os estudantes tanto para a continuidade acadêmica, quanto para a vida em sociedade.

Muito importante nos dias de hoje, o uso consciente das tecnologias é também um objetivo do Fundamental 2. Pensando nisso, Girlayne Christine lembra:

“A construção do limite para o uso adequado da tecnologia é assunto importante nessa fase. Por isso, ter competência em tecnologia é indispensável para quem quer trabalhar com fundamental 2. Já referente aos pais, o monitoramento do uso das tecnologias é uma demanda necessária e importante para a construção da compreensão do uso sustentável dos recursos tecnológicos disponíveis”.




Qual é a série do Ensino Fundamental 2?

Uma pergunta comum entre os pais é “ensino fundamental vai até que série?”. Com algumas mudanças nas últimas décadas, essa etapa deixou de ir da 1° à 8º série.

O Ensino Fundamental 2, que corresponde às últimas quatro séries do Ensino Fundamental, agora vai do 6° ao 9° ano:

  • 6º ano: transição do Ensino Fundamental 1 para o 2, introdução de novas disciplinas e adaptação à uma rotina diferente;

  • 7º ano: consolidação de conteúdos aprendidos anteriormente e ampliação de temas. É o primeiro ano do fundamental 2 com possibilidade de reprovação;

  • 8º ano: aprofundamento das áreas e foco no desenvolvimento crítico e analítico;

  • 9º ano: preparação para o Ensino Médio, com ênfase em habilidades acadêmicas e sociais.

Essas séries são organizadas para proporcionar um aprendizado progressivo, permitindo que os alunos desenvolvam tanto competências cognitivas quanto socioemocionais.

“Os conteúdos começam a trazer mais complexidade, uma vez que enfatizam mais o desenvolvimento do pensamento abstrato. Espera-se que os alunos assumam maior responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, com foco no gerenciamento do tempo, cumprimento de prazos e organização de estudos”, afirma Girlayne Christine.

Podemos dividir o fundamental 2 em duas partes então: 

  • Primeira parte: 6º e 7º ano - São os anos de transição do fundamental 1 para o 2, em que os adolescentes deixam de ser crianças. Acontece a adaptação a um novo modo de estudar e uma nova rotina.

  • Segunda parte: 8º e 9º ano - Momento em que os jovens já estão acostumados com o novo cenário e começam a trabalhar mais com a auto responsabilidade e se prepararem para entrar no ensino médio.

O que é Fundamental 1 e 2?

O Ensino Fundamental é dividido em 1 e 2 no Brasil, conforme determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB):

  • Fundamental 1 (Anos Iniciais): do 1º ao 5º ano, voltado para crianças de 6 a 10 anos. O foco está na alfabetização, letramento e introdução a conhecimentos básicos.

  • Fundamental 2 (Anos Finais): do 6º ao 9º ano, destinado a adolescentes de 11 a 14 anos. Nessa fase, o aprendizado se torna mais especializado e interdisciplinar.

“A BNCC cita que o aluno dos anos finais deve ter desenvolvido o pensamento crítico, a comunicação, a argumentação, a empatia e a responsabilidade, o repertório cultural e a criatividade. Espera-se que ele já demonstre mais autonomia frente ao estudo”, complementa a coordenadora pedagógica.

Diferenças entre Fundamental 1 e 2

  • Metodologia de ensino:

    • No Fundamental 1, as crianças contam com um único professor de sala, que costuma ministrar várias disciplinas para uma mesma turma.

    • No Fundamental 2, há diferentes professores, que são especialistas em suas áreas, destinados para cada matéria. Acontecem trocas de sala para as aulas, podendo ser feita pelos alunos ou professores.

  • Disciplinas:

    • Fundamental 1: conteúdos básicos de matemática, português, ciências, história e geografia, além de artes e educação física.

    • Fundamental 2: aumento na complexidade e conteúdos trabalhados em cada disciplina com a possibilidade de inserção de novas frentes, como Química, Física e Sociologia.

  • Foco do aprendizado:

    • Fundamental 1: alfabetização e desenvolvimento de habilidades básicas, com melhoria do desenvolvimento motor e autonomia.

    • Fundamental 2: aprofundamento dos conteúdos, aumento da responsabilidade com a divisão de matérias e horários mais definidos, organização e preparatório para o Ensino Médio.

Como um diferencial entre as etapas, Costa Faria destaca:

“[O Fundamental 2] é uma fase em que se oportuniza a reflexão sobre o projeto de vida e que se cria oportunidades de aprendizagem a partir do uso de diferentes metodologias, com um aluno que se mostra capaz de fazer mais conexões entre os conhecimentos adquiridos”.




Quais são as turmas do Ensino Fundamental 2?

As turmas do Ensino Fundamental 2 são organizadas por séries, que representam o avanço escolar dos alunos. Essa divisão vai do 6º ao 9º ano e cobre as idades de 11 aos 14 anos.

Considerando essa etapa da vida, “a equipe escolar lida com desafios referentes ao engajamento e motivação dos alunos e com a demanda do desenvolvimento da autonomia, devendo investir na comunicação e capacidade de gerenciar conflitos”, aconselha Girlayne Christine.

6º Ano

O 6º ano é a porta de entrada para os anos finais do ensino fundamental. É um momento de transição e adaptação dos alunos às novas rotinas.

É nesse momento que começam as aulas com professores diferentes para cada disciplina e uma maior movimentação em sala de aula.

Na escola de ensino fundamental, comumente, há a divisão de turnos, com o fundamental 1 indo em um período e o 2 em outro. 

Por essa dinâmica escolar, no 6° ano o estudante, geralmente, está passando da experiência de ser o “mais velho” do período que estudava para se tornar o “mais novo” do período que vai estudar.

E esse é um dos pontos que mais precisam de atenção para essa fase! Entender as mudanças de comportamento e as adaptações necessárias dos filhos vai além de apenas perguntar suas notas.

  • Principais conteúdos: 

  • Introdução à Língua Estrangeira;

  • Aprofundamento em Ciências e Matemática;

  • Uso de materiais didáticos mais específicos.

  • Desafios: 

  • Adaptação ao formato mais complexo das aulas;

  • Maior volume de responsabilidades.

7º Ano

No 7º ano, o aprendizado se aprofunda e os alunos começam a trabalhar com conteúdos mais avançados.

  • Principais conteúdos: 

  • Funções matemáticas;

  • Introdução à análise literária;

  • Biologia celular; 

  • Interpretação de texto;

  • Fenômenos biológicos;

  • Cartografia.

  • Objetivos: 

  • Desenvolver habilidades analíticas;

  • Ampliar o conhecimento interdisciplinar.

8º Ano

O 8º ano marca o início de estudos mais detalhados, que irão permitir uma melhor transição para o Ensino Médio. É um ano crucial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de resolver problemas.

  • Principais conteúdos:

  • Introdução à Física e Química;

  • Estudo de períodos históricos;

  • Redação e análise de textos argumentativos.

  • Objetivos: 

  • Preparar o aluno para lidar com questões mais abstratas e complexas;

  • Começar a transição para o ensino médio.

9º Ano

O 9º ano é a reta final do Ensino Fundamental completo. Por isso, é o momento de maior  preparação para o Ensino Médio.

Assim como o 6º ano, essa fase é bem sensível por conta da transição de etapas do ensino que está próxima. Além dessa questão, a possível troca de escola pode gerar mais ansiedade.

A possibilidade de ser o último ano estudando na mesma escola que os amigos, a proximidade de decisões que vão refletir no futuro e outras preocupações dividem espaço com as demandas acadêmicas. 

No entanto, o 9º ano é um momento para ser aproveitado, conciliando estudos com a vida pessoal. O apoio dos pais é indispensável, mas sempre lembrando de moderar na pressão e dar liberdade para os adolescentes. 

  • Principais conteúdos:

  • Equações algébricas; 

  • Sistemas do corpo humano;

  • Leis da Física;

  • Introdução à Química orgânica;

  • Globalização.

  • Objetivos: 

  • Revisar e consolidar conhecimentos;

  • Reforçar a autoconfiança dos alunos;

  • Transicionar o aluno para o ensino médio;

  • Adquirir autonomia e poder de escolha.

Em todas as etapas da educação a presença dos pais é indispensável. Porém, nos anos finais do ensino fundamental a família adquire um novo papel na vida do adolescente.

“O fortalecimento da parceria família-escola no apoio à autonomia de estudo, investimento no diálogo, participação na vida escolar e fomento à leitura são essenciais para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes”, destaca Costa Faria.

Com uma boa estrutura e apoio, a escola de ensino fundamental será um momento memorável para seus filhos!